terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pastorais na educação metodista

O trabalho desenvovido nas instituições metodista de ensino pelas Pastorais Escolares e Universitárias tem dimensões abragentes. Destacam-se as áreas da cuidado pastoral, da ação profética e do serviço sacerdotal na convivência diária da espiritualidade na academia. São possibilidades de unir fé e razão num processo que pode oferecer mais a um mundo carente de solidariedade.
É quando o ensino é sensibilizado para a vida, para seres humanos reais, em sua maioria excluídos dos frutos do conhecimento. A sensibilização do conhecimento para a vida não despreza sua viabilidade técnia e profissional, muito mais que isso, vai além dos compromissos do egoísmo de se pensar como único objeto e beneficiado do conhecimento. é uma ação que olha e enxerga que a vida se faz com todos, não apenas com quem detém a capacidade de acesso aos produtos. "O sol nasce sobre justos e injustos" proclama a sabedoria bíblica.
As Pastorais nas universidades, faculdades e escolas metodistas existe para desafiar a academia a pensar a educação na perspectiva do amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Existe também para despertar a espiritualidade que aproxima de Deus, reconhece o amor e por isso escolhe uma vida diferente.